sexta-feira, 13 de junho de 2008

BMW Gina


A BMW acaba de apresentar o GINA (Geometry and Functions In "N" Adaptions (Geometría e Funções para múltiplas utilizações)) Light Visionary Model, construido com o objetivo de mostrar os últimos avanços na pesquisa de novas tecnologias para o futuro automóvel.
Um protótipo surpreendente, com uma série de conceitos e funcionalidades a serem adaptados no futuro.
A sua maior curiosidade é a sua "lataria" com desenho "orgânico" e um inédito material têxtil, que mais parece uma "pele".
Muito resistente e flexível, tem como base uma estrutura metálica móvel (composto por cabos reforçados com barras em fibra de carbono).
As sub-estrutura podem ser movidas através de controles eletro-hidráulicos, alterando a forma da "pele" exterior, adaptando-se às necessidades e exigências do motorista bem como da sua utilização. Um bom exemplo disto, são os faróis, veja o video abaixo.



A flexibilidade dessa fera estende-se ao interior, que dependendo das funções selecionadas pelo motorista, faz com que o console pode assumir diversas formas, assumindo uma posição mais ergonómica e cómoda.
Por exemplo, quando o automóvel está parado, tanto o banco do motorista como o volante ou mesmo o painel de instrumentos podem assumir uma posição "stand-by", ou de espera, melhorando o acesso.



[]s...

Maciel L. Zang

Nenhum comentário:

Postar um comentário