domingo, 16 de agosto de 2009

Curtainside Trailer - Italeri (A Montagem - Detalhando os freios)

Bom amigos, vamos ao detalhamento do circuito dos freios. Primeiro vou colocar algumas imagens de uns cirucuitos que eu achei na net. Os primeiros são para carretas de dois eixos, então se alguém for se aventurar, fica a dica.
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E essas últimas foram as que eu usei para detalhar o sider que estou montando.
Eu não lembro de onde eu tirei essa foto, então o autor me desculpe.
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Agora sim, vamos dar início aos trabalhos.

Primeiro as duas válvulas que vão ligadas aos cilindros de ar.
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E depois a unidade central de controle.
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Aqui a montagem delas na carreta.
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A montagem, basicamente, é o seguinte. De cada roda saem dois cabos, um deles é ligado à uma das válvulas dos cilindros e o outro é ligado a unidade central de controle.
Os dois eixos trazeiros foram ligados a válvula da direita.
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Depois o eixo dianteiro foi ligado a válvula do cilindro esquerdo.
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As válvulas são ligadas entre si pelos fios vermelhos.
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A unidade de controle central é ligada ao cilindro esquerdo (fio vermelho)
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e também a válvula esquerda
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Desse monte de fios saem dois que são lidados lá na frente da carroceria
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E a última parte é ligar os tambores de ar de freio a unidade de controle central (fios verdes)
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É fio prá caramba né!!!

Pois é, não gostei, então arranquei tudo e refiz assim.
Aqui os dois cabos que vem da frente da carreta.
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Eu incluí mais três barras transversais (em cinza) bem em cima de cada eixo. Em cada barra eu adicionei uma válvula extra onde foram ligados os quatro cabos, dois de cada roda por eixo. E saem apenas dois cabos, um para a unidade de controle central e outro para a válvula de controle.
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Aqui os dois eixos trazeiros
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aqui o primeiro eixo
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as conexões com a unidade de controle central
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e aqui as conexões das válvulas dos cilindros
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Acho que ficou bem melhor né.

[]s...

Maciel L. Zang

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Curtainside Trailer - Italeri (A Montagem - Detalhando a suspenção a ar)

Buenas amigos.

Para detalhar o esquema da suspenção a ar da carreta eu fiz o seguinte. Primeiro uma válvula central que liga os dois tambores de ar com as válvulas das "bolsas" de ar.
Fiz ela com um pedaço da árvore da carreta mesmo. O "sprue" é mais grosso e serviu perfeitamente.
Fiz dois furos em duas das laterais e um embaixo. Depois, para fazer as conexões, eu coloquei em cada furo um pedaço da capa de um fio elétrico um pouco mais grosso que os "cabos" que ligam os tambores à válvula central.
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Depois eu fiz mais três válvulas que ligam as bolsas de ar à válvula central.
Para fazer a válvula eu utilizei uma peça que retirei de um isqueiro. É uma peça fazada com a parte superior um pouco mais estreita e muito resistente. Serviu perfeitamente porque dispençou fazer os furos na parte superior e infeiror, e não ofereceu risco para fazer os furos nas laterais devido a sua durabilidade. Depois dos furos feitos usei a mesma capa de fio elétrico usado na válvula central para fazer as conexões dos cabos.
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Bom vamos a montagem.
A válvula central foi colada na primeira barra transversal antes dos cilindros de ar. Dessa válvula saem cinco cabos. Dois ligados a parte da frente dos cilindros, dois ligados a parte de trás dos cilindros e o último ligado a primeira válvula das bolsas de ar.
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Aqui os cabos na parte de trás dos cilindros.
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Ainda falta fazer as presilhas que prendem os cabos ao chassis.

Depois fixei as três válvulas práticamente em cima da bolsa de ar.
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Nas válvulas entra um cabo da válvula central. Saem dois cabos, um para cada bolsa de ar e um terceiro que é ligado a válvula da frente.
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E era assim amigos. O próximo passo é o sistema de freios.

[]s...

Maciel L. Zang

terça-feira, 11 de agosto de 2009

IIIª Exposição IPMS Porto Alegre

Dae galera, o IPMS de Porto Alegre esta organizando a "3ª Exposição IPMS Porto Alegre".

Segue mais informações:

IIIª Exposição IPMS Porto Alegre
Local: Clube Náutico Guaiba Porto Alegre
Datas: 15 e 16 de Agosto de 2009


Dia 15 - Abertura ao Público 14:00 - Fechamento às 19:00.
Dia 16 - Abertura ao Público 10:00 - Fechamento às 15:00.

Mais informações clique no cartaz abaixo.
[]s...

Maciel L. Zang